segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Parazinho Recolhe Assinatura Para a Emancipação

ACPP Promove Reunião Para Recolher Assinaturas em Prol da Emancipação de Parazinho

Durante a manhã de ontem (31), a ACPP (Associação Comunitária Pró-Parazinho) realizou reunião para atualizar a população sobre o andamento dos processos cabíveis a emancipação, além de recolher assinaturas para enviar à Assembléia Legislativa do Ceará junto ao pedido de requisição para estudos de viabilidade para criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios. Que estará vigorando a partir de hoje (1° de Fevereiro), no retorno das atividades da AL/Ce.

Segundo o presidente da associação, Francisco Ézio, a quantidade mínima de assinatura para se requerer uma visita de estudo é de 100 pessoas. Além da assinatura é preciso constar no documento o número do Título de Eleitor da pessoa, pois só se tornam válidas o voto de moradores da área a que se refere a visita.

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Chico Ézio ainda mostrou um ofício de requerimento enviado ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) através da Câmara Municipal de Granja, datada em 27 de novembro de 2009 (foto acima) na qual ele pedia os dados referentes à população de Parazinho no Censo 2007, a área distrital e mapas para estudo. A qual foi prontamente respondida pelo chefe da unidade estadual do IBGE no Ceará, Sr. Francisco José Moreira Lopes, na data de 11 de dezembro de 2009 (veja na foto abaixo).

Clique Para Ampliar

Clique Para Ampliar

O presidente realçou ainda que até o próprio instituto reconhece o erros na contagem da população realizados no decorrer dos últimos censos. Tanto é que a diferença populacional do distrito de acordo com os estudos publicados entre os anos de 2000 a 2007, teve um aumento insignificante na população: contando a somatória de 140 habitantes de diferença entre esses anos todos (de 2000 a 2007). O que mostra uma falha nessa contagem. Infelizmente não seria possível voltar atrás nesse parâmetros por se tratarem de dados oficiais publicados.

VEJA MAIS FOTOS DA REUNIÃO CLICANDO AQUI

Porém é possível requerer uma nova contagem através desse pedido de estudos de viabilidade encaminhado à Assembléia do Estado, justamente através dessas assinaturas recolhidas.

Sendo que o único empecilho para a emancipação do distrito de Parazinho, continua sendo a comprovação do valor mínimo necessário de habitantes designado pela Lei para Emancipação no Estado do Ceará que requer pelo menos 8.500 habitantes.

Há ainda a possibilidade de Parazinho ganhar terreno, ou seja, com a proposta territorial da ACPP sendo votada e aprovada na Câmara Municipal. Parazinho não necessitaria mais da recontagem da população. Pois com a adição de comunidades como Mato Grosso, Pão de Açúcar e Várzea Alegre o que deixaria o distrito com a quantidade de habitantes desejada definida por lei (8.500 Hab.).

Supondo que seja comprovada a população mínima necessária através da comissão de estudos enviada pela Assembléia, Parazinho precisaria apenas passar pelo plebiscito que provavelmente será realizado junto com as eleições 2010, para chegar a sua emancipação política.

Este plebiscito seria realizado em todo o município de Granja e não somente no distrito que almeja a independência. E para ser aprovado a emancipação seria necessário mais de 50% do total dos votos em questão.

No mais, para se chegar a essa tão sonhada conquista, é de fundamental importância a união da população em prol dessa luta que com certeza trará maiores benefícios para a população dessa área e adjacentes. Pois como a própria geografia nos mostra, Granja é um município enorme e não há condições dos recursos necessários por direito chegarem concretamente a todos os seus cidadãos.

Emancipação já, nós acreditamos!!!

Fonte: Parazinet

Nenhum comentário:

Postar um comentário